ADCB executa ações para que famílias da zona rural recebam cisternas para consumo humano
07:14
ADCB
,
0 Comments
O Projeto Cisterna: “Água de beber no semiárido baiano” que faz parte do Programa Água para Todos tem mudado a vida das famílias da zona rural que sofrem com a escassez da água, principalmente nos anos de estiagem. O Projeto visa garantir o acesso à água de qualidade e em quantidade suficiente através de cisternas para consumo humano construídas nas comunidades rurais.
Com ação realizada através de parceria entre o governo baiano, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social e Combate à Pobreza (Sedes), e o governo federal, via Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) o Projeto Cisterna conta ainda com parcerias de entidades como Ong´s e associações, como é o caso dos contratos firmados com a Associação das Donas de Casa do Estado da Bahia – ADCB com sede em Jequié e atuação do semiárido baiano que já executou e construiu 1.1170 cisternas em 2012 e está em processo de construção de mais 968 cisternas no ano de 2013.
Na ADCB o Projeto Cisterna está contemplando famílias das zonas rurais de Planaltino, Lafaiete Coutinho, Itiruçú e Itaquara. O trabalho é conduzido por uma equipe de técnicos capacitados no setor administrativo e para visitas e ações nos locais onde serão construídas as cisternas. Até chegar ao processo de construção existe um trabalho de capacitações através dos cursos de capacitações em Gerenciamento de Recursos Hidrícos - GRH, Capacitação de Confecção de Bombas Manuais, Capacitação de Pedreiros, Capacitação de GRH para famílias, além das atividades de campo desenvolvidas diariamente pela equipe com pesquisas, cadastramento das famílias, acompanhamento e toda orientação necessária.
Para que a família receba a cisterna é importante que esteja inserida no CADÚNICO – Perfil Bolsa Família, baseado no Plano Brasil Sem Miséria e tenham dificuldades de acessar recursos hídricos.
0 Response to "ADCB executa ações para que famílias da zona rural recebam cisternas para consumo humano"
Postar um comentário